domingo, 16 de julho de 2023

O PODER DA LEGITIMAÇÃO DO ARBÍTRIO

 O PODER DE LEGITIMAÇÃO DO ARBÍTRIO: a vontade que cria conhecimento


Qual a questão?

A crença religiosa é racional?


A Religião é um sistema simbólico estruturado que visa objetivos abstratos, genéricos e distantes do tempo presente.


Objetos abstratos são indefiníveis mas produzem efeitos sociais válidos a partir de experiências sócio-cultural e constroem sistemas dogmáticos em seu tempo.

Aliás, o tempo da Religião é um tempo sagrado, no qual cumpre uma função social, quando constrói experiências e materializa funções psicológicas.


A constituição de um campo religioso deve ser  relativamente autônomo para desenvolver a necessidade de moralização e de sistematização das crenças e suas práticas. 


A crença religiosa é conhecimento por está garantida a sua produção pelas faculdades cognitivas do ser e não é uma realização do desejo ou pensamento ilusório como quer Freud pois essa afirmação pressupõe que as faculdades cognitivas do crente não funcionam de maneira adequada.


Poder-se-ia atribuir primitivismo às crenças, considerando o trabalho material que reserva espaços para o endeusamento da natureza, facilitada pela dispersão espacial da população que dificulta a tomada de consciência do interesse coletivo. 


Entretanto, o trabalho intelectual facilita a racionalização das crenças pois liberta das tradições de idolatrias da natureza pela tomada de consciência do interesse coletivo na contra mão da dispersão espacial da população.


O trabalho intelectual permite ao homem apreender os objetos, perceber e entender mentalmente seus atributos e significados.


Os objetos são apresentados ao homem pela linguagem e a Religião é uma linguagem com seus mitos e símbolos e cria em torno do povo a quem serve , um círculo mágico que constrói conhecimento e comunicação, portanto a religião é passível de análise científica. 


A Ciências da Religião em um estudo comparativo e não produz normas de conduta, algo afeto à Religião, e pretende enxergar uma essência comum nas Religiões que é o sagrado através dos fenômenos: ritual e tempos e para tanto, estuda as formas que Deus se expressa no mundo e seus efeitos sociais utilizando um método empírico, teóricos e sistemático a partir de fatos ou de idéias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário