sábado, 10 de junho de 2023

CURIOSIDADES NO LIVRO DE ISAIAS

ISAÍAS ‌

As tradições hebraicas afirmam que Isaias tinha o sangue nobre. ‌
Isaias em hebraico significa: O Senhor é auxilio. ‌
Viveu no período de ascensão do Império Assírio, que dispersava o povo vencido para não haver rebelião. ‌ 
A Tradição judaica afirma que Isaias foi serrado ao meio por ordem do Rei Manassés.
Em Hebreus 11.37 observamos a seguinte dicção: 
"Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados".

O tema central do livro de Isaias é: A salvação vem do Senhor. ‌
Interessante observarmos que a visão de Isaias em 1.7-8 foi cumprida 175 anos depois. Vejamos:
Isaías 1.7–8:  A vossa terra está assolada, as vossas cidades, consumidas pelo fogo; a vossa lavoura os estranhos devoram em vossa presença; e a terra se acha devastada como numa subversão de estranhos. 8 A filha de Sião é deixada como choça na vinha, como palhoça no pepinal, como cidade sitiada.

Isaias de 1 a 5 revelam o pecado de Israel: A IDOLATRIA. ‌
Isaias de 6 a 12 revelam o propósito de Deus para salvar Judá e Israel. ‌ Isaias de 13 a 27 revelam o propósito de Deus para salvar o mundo.

CURIOSIDADE ‌:

O livro de Isaias tem 66 capítulos. ‌ A Bíblia tem 66 livros. ‌
Os livros da Bíblia de 1 a 39 compõem o Antigo Testamento. ‌
Os capítulos de 1 a 39 de Isaias marcam o trato de Deus com Israel. ‌ 

PRECEITO TEOLÓGICO DE ISAIAS 6

"NOS TORNAMOS AQUILO QUE ADORAMOS"

Primeira parte do capítulo 6

versos 6.1 a 6.4- Deus é louvado por sua santidade. ‌

Isaías 6.1–4
 
"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

Segunda parte do capítulo 6

Versos 6.5 a 6.7 - o impuro Isaias é declarado perdoado.
Ele não se fez santo e sim foi declarado santo.

Isaías 6.5–7

"Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! 6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. ‌

Os versos 6 e 7 foi uma visão espiritual e fazia referência ao ritual da lavagem de boca do Antigo Oriente Próximo. ‌

Terceira parte do capítulo 6. versos 6.8 a 6.10 - Comissionamento profético de Isaias para endurecer e cegar Israel. ‌

Isaías 6.8–10

"Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. 9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. 10 Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo"

Quarta parte do capítulo 6. versos 6.11 a 6.13 - Os efeitos dessa incumbência. O anúncio do julgamento sobre a idolatria de Israel que ficará surda e muda , igual a seus ídolos.

Isaías 6.11–13

"Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem moradores, e a terra seja de todo assolada, 12 e o Senhor afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo. 13 Mas, se ainda ficar a décima parte dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais, depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco.

OBSERVE QUE A VIDA ESPIRITUAL DE ISRAEL AINDA PERMANECERÁ, POIS SOBREVIVERÁ NO TOCO DE ÁRVORE QUE RESTAR


O PRESENTE, O PASSADO E O FUTURO em um único verso ‌

Isaías 9.6

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz"


Porque um menino nasceu ( PASSADO); ‌
Um filho se nos deu ( PRESENTE); ‌
E seu nome será ( FUTURO) ‌


CURIOSIDADE sobre o plano de redenção ‌

A QUEDA ‌ ​ Isaías 14.12–16

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14 subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. 15 Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo. 16 Os que te virem te contemplarão, hão de fitar-te e dizer-te: É este o homem que fazia estremecer a terra e tremer os reinos? ‌

A PREPARAÇÃO PARA A REDENÇÃO

Isaías 40.3

"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus"

A ORIGEM DO SALVADOR ‌ ​ Isaías 7.14


"Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. ‌

INICIO DO MINISTÉRIO DE JESUS ‌ ​ Isaías 61.1–3

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. ‌

MORTE DE JESUS ‌ Isaías 53.1–12 ‌ 

"Quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor? 2 Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. 3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. 4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. 8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. 9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. 10 Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. 12 Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu. ‌ ‌ ‌ ‌



Nenhum comentário:

Postar um comentário