terça-feira, 23 de maio de 2023

O EVANGELHO DE JOÃO

 O evangelho de João 

Nesse evangelho, o amor de Deus é dramaticamente mediado por Jesus Cristo.

Existem diferenças notáveis entre o quarto evangelho ( assim é conhecido o evangelho de João) e os sinóticos ( demais evangelhos).

Primeiro o evangelho de João não inclui grande parte do material característico dia sinóticos.

Não há parábolas narrativas em João, tampouco relato da transfiguração, nenhum registro da instituição da ceia do Senhor, nenhuma palavra sobre Jesus expulsando demônios, nenhuma menção às tentações de Jesus.

O discurso de Jesus no Monte das Oliveiras não aparece em João.

Segundo, João traz grande quantidade de material que os sinoticistas sequer mencionam.

A transformação da água em vinho, o diálogo com Nicodemos, o Ministério de  Jesus em Samaria, a ressureição de Lázaro, as frequentes visitas de Jesus a Jerusalém e seus extensos diálogos ou discursos no templo e em varias sinagogas, são exclusivos do evangelho de João.

Apenas em João Jesus é explicitamente identificado como Deus.

Terceiro, no evangelho de João, João Batista nega que seja Elias ( João 1.21) embora nos sinóticos, Jesus insista que ele o é ( Marcos 9.11-13).

No evangelho de João há várias dificuldades cronológicas que se deve apontar. João relata pelo menos três páscoas e os sinóticos apenas uma.

A cronologia da paixão de Cristo, no quarto evangelho, quando comparada com os sinóticos, parece tão idiossincrática que deu origem a teorias Complexas sobre calendários independentes.

A maioria dos estudiosos sustenta que João 21 é uma  espécie de apêndice acrescentado à conclusão original.


PR IDÍLIO ARAÚJO


Nenhum comentário:

Postar um comentário